Brasil lidera casos de depressão durante a pandemia, aponta pesquisa

Um estudo realizado pela Universidade de São Paullo (USP) aponta que o Brasil é o país com mais casos de depressão durante a pandemia do coronavírus, que teve início em 2020. A pesquisa foi realizada em 11 países, entre eles a Irlanda e os Estados Unidos, e mostrou que o Brasil foi o lugar onde se teve mais casos de ansiedade (63%) e depressão (59%).



O isolamento social e o avanço de casos da Covid-19 no país vem contribuindo para a degradação da saúde mental, um empecilho para o desenvolvimento individual, pessoal e profissional. Entre as motivações para o desenvolvimento de um quadro depressivo estão o desemprego, o medo do futuro e crises no relacionamento.

Criadora projeto Amour, a psicóloga Niliane Britto, que atua na terapia de casal afirma que o tratamento com um profissional é a melhor forma de combater a doença do século, que se intensificou nos últimos anos.

Segundo a profissional, a busca por ajuda em um momento de crise pode ser fundamental para evolução de um bom quadro da saúde mental, no pessoal e dentro de um relacionamento, evitando assim o crescimento dos números de divórcios durante a pandemia.

“A terapia não é só para a pessoa que sofre de depressão, mas também para o parceiro dessa pessoa, é fundamental para que a harmonia e a saúde mental, fundamentais para qualquer relacionamento, sejam mantidas”, afirma.  Niliane Britto indica ainda a prática de exercícios físicos, boa alimentação e um bom padrão de sono como forma de combate a depressão, além da quebra do tabu sobre a doença.

Bahia: Mulher montada em garupa de moto mata homem a tiros

Um jovem de 22 anos foi morto a tiros, por volta das 23h30 dessa terça-feira (09), na cidade de Iuiú, sudoeste da Bahia.

Segundo a polícia, Everaldo de Jesus Santos estava em um bar, próximo ao mercado municipal, quando um casal passou em uma moto.




Testemunhas disseram que a mulher que estava na moto atirou e atingiu a vítima.

Populares socorreram a vítima e encaminharam ao pelotão da PM mais próximo em busca de socorro até a chegada do Samu, mas ele não resistiu.

Notícias VCA

MC arrecada R$ 50 mil em vaquinha para menino torturado em tonel

vaquinha online realizada pelo cantor e compositor Diogo da Silva Caetano, de 31 anos, conhecido como MC Di magrinho, arrecadou cerca de R$ 50 mil para ajudar o garoto de 11 anos encontrado acorrentado dentro de um tonel no último dia 30 de janeiro, em Campinas, no interior de São Paulo.

Após a repercussão do caso na mídia, o cantor escreveu uma música e postou nas redes sociais. Nesta mesma postagem, o MC divulgava informações para a arrecadação. Di Magrinho, que mora em Jundiaí, cidade próxima de onde mora o menino, disse que tomou conhecimento do caso e ficou tocado. Pai de dois meninos, de dez e três anos, o cantor revelou ter desenvolvido a letra em poucos minutos.



“Tenho conhecidos e já gravei um clipe no bairro do menino, o Jardim Itatiaia, em Campinas. Sempre fiz músicas com coisas reais. Canto funk, mas gosto de fazer bastante rap. Já estava com a música pronta”, contou. “Vi o rosto do menino. Na hora, você lembra do seu filho. Quando vi o caso, é uma coisa muito louca, construi a música na hora. Veio a ideia e escrevi e 1h30 com um ‘beat’ que peguei do YouTube”, completou o cantor.

Após receber tratamento hospitalar, o garoto está em um abrigo e aguarda decisão judicial para saber se ficará sob a guarda dos tios ou se será colocado para adoção.

De acordo com informações da Record TV, os tios do menino passarão por uma avaliação para saber se a família tem condições de cuidar da criança. O pai, a madrasta e sua filha, permanecem presos pelo crimes contra a criança.

Amor Estranho Amor: filme “proibido” de Xuxa será exibido pela 1ª vez na TV

O filme “Amor Estranho Amor”, estrelado por Xuxa Meneghel, será exibido pela primeira vez na televisão. Lançado em 1982, ele foi alvo de muitas polêmicas e teve sua exibição proibida durante muitos anos. Mas, agora, irá ao ar na madrugada da próxima sexta-feira (12) à 00h30 no Canal Brasil.

Com direção de Walter Hugo Khouri, o longa foi produzido quando Xuxa tinha 18 anos de idade. Na trama, ela interpreta uma jovem chamada Tamara, que vive em um bordel é obrigada a se prostituir.

A polêmica que envolve filme, no entanto, não é sobre o tema abordado, mas sim uma cena em que a apresentadora contracena nua com um garoto de 12 anos, vivido pelo ator Marcelo Ribeiro.

“Amor Estranho Amor”, por sua vez, repercutiu bastante na época de seu lançamento e um tempo depois, quando Xuxa se tornou apresentadora infantil, ela decidiu entrar na justiça para impedir a exibição, pois começou ter sua imagem associada ao filme.



Por conta disso, por mais de 20 anos a apresentadora desembolsou uma boa quantia de dinheiro pelos direitos autorais do filme.

Mas, agora, Xuxa quer que as pessoas assistam ao filme

Entre 1991 e 2018, Xuxa pagou anualmente cerca de 345 mil reais para que “Amor Estranho Amor” não fosse exibido. Ela, porém, voltou atrás e decidiu vender os direitos ao Canal Brasil.

Hoje, ela estimula as pessoas a assistirem ao filme, principalmente por conta de seu enredo, que retrata fielmente casos de exploração infantil.

Mulher destrói carro do marido após levar chifre

Uma mulher pediu para gravar um vídeo enquanto destruía o veículo que conquistou com o esposo após ter sido traída. O vídeo foi divulgado nas redes sociais e circula por todo país. O veículo é um VW Gol de cor preta licenciando na cidade de Franca-SP, placa policial ERM-0553, identificação diferente do que consta na descrição do vídeo, é ERM-0553 ao invés de EPM-0553.




No momento de fúria a mulher (chifruda) estava em poder de uma marreta de cabo longo e batia no veículo quebrando vidros, faróis e lataria, na sua fala dizia que o carro não era pra levara puta, mulher traída é pior do que bala perdida. Que quando ele (o safadão) foi morar com ela, só tinha a roupa do corpo.

Vereador Luciano Almeida prestigia e parabeniza a COOPARDO em inauguração de nova loja

Nesta Segunda 8, o vereador Luciano Almeida descerrou a placa de inauguração do Salão Rômulo S. Coelho, uma nova loja da empresa COOPARDO (Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo), importante empreendimento que faz o crescimento econômico da cidade e região atuando no ramo de produtos agropecuários.

Luciano parabenizou a COOPARDO na pessoa do presidente Haroldo Pereira de Almeida, toda Diretoria da Cooperativa pela inauguração e o sucesso com que a empresa vem tendo mesmo em tempos de pandemia. Ano após ano, a COOPARDO vem ganhando força, credibilidade e batendo recordes de vendas, assim também por acreditar na potência econômica de Itapetinga com geração de emprego e ofertando o devido suporte à pecuaristas da região para o crescimento da Produção Rural.

A inauguração foi também prestigiada pelo Prefeito Rodrigo Hagge e o Vice Prefeito, Renan Pereira.

Feliz em poder presenciar mais uma conquista da Coopardo, o prefeito falou sobre a sua importância para nosso município e nossa região. “A cooperativa abrange todos os produtores da região e divide seus lucros entre eles. O seu desenvolvimento, as suas conquistas, mesmo em tempos tão difíceis, refletem muito da força e da garra da nossa terra. Itapetinga segue pujante e a Coopardo é um grande exemplo disso”, disse Rodrigo.

último parágrafo do texto-Ascom PMI

Itapetinga: Toin piaba que estava desaparecido é encontrado morto após sofrer acidente

Um homem foi encontrado morto ao lado de sua motocicleta nas margens da rodovia BA-670, que liga os municípios de Itapetinga/Potiragua. Trata-se do Sr. Antônio Ferreira dos Santos, de 62 anos, mais conhecido como Toin Piaba.



Desde o dia anterior foi divulgado nas redes sociais por familiares sobre o desaparecimento de Toin, deixando muita gente preocupada. Nesta manhã de domingo 7, houve a trágica notícia, ele foi encontrado por populares morto após ter sofrido um acidente de moto.

Maiquinique: Itapetinguense é encontrado morto com tiro no peito

Um homem de 32 anos foi encontrado morto na manhã deste domingo 7, em uma fazenda localizada na região da cidade de Maiquinique. Darlan Pereira Silveira foi encontrado caído sem vida com uma marca de tiro na região do peito e uma arma se encontrava ao lado do corpo. A polícia suspeita de um possível suicídio. Informações de amigos dão conta de que a vítima teria saído de todos os grupos de whatsApp, mandando mensagens de despedida.



Ninguém teria entendido o que realmente estava acontecendo com o jovem nem mesmo a família. Darlan deixa um filho, familiares e amigos. A trágica notícia trouxe muita comoção a população da cidade, pois era muito querido por todos.

Vereador Luciano Almeida parabeniza o Prefeito e Secretários de Educação e Saúde

Nesta quinta-feira o vereador Luciano Almeida acompanhou o pronunciamento do Prefeito Rodrigo Hagge, juntamente com os Secretários Geraldo Trindade na Educação e Hugo Cunha na Saúde. Numa live nas redes sociais, esclareceu a população sobre as medidas que serão tomadas para o retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino, além das ações de enfrentamento ao combate do coronavírus e o andamento da logística de vacinação da população de Itapetinga.

Quando esteve dias atrás com o Secretário Geraldo, Luciano ficou por dentro de todo Plano Municipal de Educação para esse ano e parabenizou a atuação de todo setor educacional do município, vendo que a equipe do Secretário Geraldo Trindade está realmente empenhada e muito bem preparada para novos desafios neste período de Pandemia.

Na saúde o Secretário Hugo tem uma boa equipe totalmente estruturada para atender e orientar os alunos e pais neste retorno às aulas, colocando nossa Itapetinga num patamar de destaque para o Estado da Bahia. Sendo um vereador atuante do município, Luciano vê a administração do Prefeito Rodrigo Hagge muito competente e parabeniza em especial o próprio prefeito pela coragem, determinação pelas decisões certeiras no avanço da cidade.

Buerarema: Acidente grave deixa mulher morta e cinco feridos

Uma mulher morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas após um carro sair da pista e bater em uma árvore, na tarde desta terça-feira (2), na BR-101, em um trecho que fica entre as cidades de Itabuna e Buerarema, no sul da Bahia. A Polícia Civil investiga se o grupo estava em fuga, porque encontrou uma arma e munições dentro do veículos.



(mais…)

Requalificada, Matinha mantém animais bem cuidados e saudáveis

Todos os recintos do Parque Zoobotânico da Matinha passaram por adaptações e melhorias que proporcionam mais conforto e bem-estar para os animais do plantel. Agora, quem está de casa nova é o avestruz. Na última sexta-feira o animal foi transferido para um novo recinto, mais amplo e ambientado para as necessidades do animal. O processo de transferência foi feito pela equipe de tratadores do Parque e supervisionados pelos médicos veterinários Robert Lemos e Deborah Froes.



 De acordo com a veterinária Debora Froes, “O avestruz em diferentes situações de manejo, pode se comportar de modo imprevisível, por isso, todo o processo de transferência entre os recintos foi planejado e executado de forma a evitar situações de estresse. No novo recinto, a ave passou por avaliação do estado nutricional por meio de palpação da musculatura e o registro do desenvolvimento corporal. Todo esse cuidado faz parte do Plano de Estratégias Preventivas para a promoção da saúde e bem estar dos animais”, afirma a veterinária.

As intervenções fazem parte da reforma total promovida pela Prefeitura junto a Matinha. Nesta semana a obra entrou em fase final de execução com a construção do muro externo e parquinho infantil. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Fábio Viana, “a população de Itapetinga e região aguarda ansiosa a abertura do Parque, infelizmente a Pandemia tem atrasado a entrega desse presente que a comunidade tanto anseia.

O município já derrubou o embargo judicial que impedia a abertura do Parque e regularizou a área pela primeira vez desde sua abertura”.

Menino de 11 anos é resgatado pela PM após ter ficado acorrentado em tambor de tinta

A PM (Polícia Militar) de Campinas (SP) libertou, no último sábado (30), um menino de 11 anos, com problemas mentais, que era acorrentado pelas mãos e pés e, depois, preso dentro de um tambor de tinta. O pai, a madastra e a irmã mais velha do garoto, suspeitos de praticar os crimes, foram presos em flagrante.



De acordo com os policiais do Copom que atenderam a ocorrência, tudo começou a partir de uma denúncia anônima, de que havia uma criança trancada num cômodo de uma residência no Jardim das Andorinhas, dentro de um tonel e que estava amarrada.

Os agentes, então, foram ao local e entraram na residência. Ao vasculhar o imóvel, encontraram a criança em um cubículo e, conforme a denúncia, dentro de um tambor, amarrada. O menino ficava debaixo de sol, por longos períodos, sem água e alimentação. Por isso, estava desidratado e desnutrido. Segundo os agentes, o garoto pesa cerca de 25kg.

Aos policiais, o garoto disse que, quando sentia fome, comia as próprias fezes. Depois que respondeu as perguntas dos agentes, pediu, aos prantos, para ser adotado porque não aguentava mais essa vida.

Conforme as informações iniciais, o pai e a irmã, que são usuários de drogas, prendiam o garoto com frequência para saírem para beber em bares da cidade. A mãe já tinha abandonado a família anteriormente.

O garoto foi retirado da casa e, em seguida, atendido pelo Samu. Logo depois dos primeiros socorros, foi encaminhado ao Conselho Tutelar da cidade.

Greve dos caminhoneiros: 800 mil profissionais deverão parar nesta segunda 1°

Caminhoneiros devem fazer protestos em importantes rodovias do país

Duas entidades representativas de caminhoneiros confirmaram a paralisação da categoria prevista para esta segunda-feira (1º) em todo o país. O movimento é em protesto contra o alto preço do diesel, segundo os organizadores.

O CNTRC (Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas) diz ter encaminhado a vários órgãos da administração pública ofícios informando sobre os protestos em rodovias.

O presidente do CNTRC, Plínio Dias, afirmou ontem em vídeo nas redes sociais que não haverá fechamento total de rodovias e que o trânsito de caminhões de serviços essenciais será liberado, assim como ônibus e carros de passeio.

A CNTTL (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística) também integra o movimento e prevê que cerca de 800 mil caminhoneiros devem participar dos atos na segunda-feira.

Concessionárias de rodovias foram à Justiça nos últimos dias e garantiram liminares que proíbem qualquer tipo de ato nos trechos administrados por ela.

Vitória da Conquista: Jovem é preso com 20 kg de maconha em ônibus

Um homem de 24 anos foi preso na manhã deste domingo (31), após ser flagrado transportando 20 kg de maconha em um ônibus de viagem na BR 116, na altura de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia.



De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Vitória da Conquista, a droga foi encontrada durante uma fiscalização de rotina. O material estava escondido em uma mala, dentro de um ônibus que fazia a linha São Paulo x Fortaleza.

Segundo a PRF, o homem que estava com a mala disse aos agentes do órgão que receberia R$ 4 mil pela entrega. Ele foi levado para a Delegacia Territorial de Vitória da Conquista.

Vitória da Conquista: Jovem de 22 anos é morta a tiros em via pública

Uma jovem de 22 anos foi morta a tiros na tarde de sábado (30), na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Vídeos circulam nas redes sociais mostrando o exato momento da execução da jovem, quando dois elementos chegaram em uma motocicleta e efetuaram disparos contra a vítima sendo uma verdadeira cena de terror.



Segundo informações da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Wellen Karine Soares Silva. Equipes da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (77ª CIPM) encontraram a jovem sem vida no bairro São Vicente e chamaram os agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para perícia e remoção do corpo.

Bahia: Mulher é presa por matar o pai para herdar fazenda

Uma mulher condenada a 16 anos de prisão em regime fechado por matar o pai há 23 anos para herdar uma fazenda, foi presa na manhã desta quinta-feira (28) em Jequié, sudoeste da Bahia, município onde o crime aconteceu. A informação é da Polícia Civil da região.



De acordo com a polícia, a mulher só foi presa após condenação ocorrida no final de 2020, quando ela passou por júri popular. Segundo a delegacia responsável pelo caso, a condenada, com as iniciais N.P.S, contratou um homem por R$500 para matar o pai, Agenor Pales Novaes, na noite do dia 30 de junho de 1998. Segundo a policia, ele foi morto asfixiado.

As investigações revelaram que a mulher queria, além de ficar com uma fazenda, receber os lucros da propriedade que pertencia a Agenor. O suspeito de executar o crime, segue foragido. A mulher foi presa por policiais da 9ª Coorpin da delegacia de Jequié, na Operação VON RT, deflagrada pela unidade.

Verdinho