A presidenta da Câmara Municipal de Itapetinga, Naara Duarte (PSC), vem a público esclarecer à população itapetinguense que estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para prevenção e combate ao novo coronavírus no âmbito do Poder Legislativo Municipal. Estão sendo providenciados testes para os servidores da Casa e a Mesa Diretora não poupará esforços no intuito de preservar a saúde de todos.
No dia 16 de março, a Câmara suspendeu sessões especiais, audiências públicas e outros eventos agendados para o plenário e, além disso, reforçou internamente ações de orientação, prevenção, etiquetas de contato e medidas de higienização. Todos os setores receberam álcool gel, informativo e equipamentos necessários para a proteção individual (EPI).
Após surgimento dos primeiros casos suspeitos no município, no dia 23 de março, a presidência decidiu suspender sessões ordinárias e o funcionamento administrativo do órgão por tempo indeterminado em razão da pandemia da Covid-19.
Após 15 dias de suspensão de todas as atividades, o setor administrativo voltou a funcionar no dia 7 de abril, com a adoção das seguintes medidas: suspensão do atendimento presencial ao público externo, escala de revezamento e liberação dos servidores enquadrados no chamado grupo de risco para home office ou teletrabalho.
Para evitar aglomerações e garantir a continuidade dos trabalhos legislativos, as sessões ordinárias só foram retomadas no dia 15 de abril, por meio de uma plataforma digital. A Câmara passou, então, a realizar os eventos virtualmente, sem a necessidade da presença física de vereadores. Foram realizadas 12 sessões remotas e três audiências públicas até o encerramento do primeiro período do ano legislativo (30 de junho).
Em 15 de abril, a Mesa Diretora encaminhou ofício ao secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, solicitando apoio do Governo Estadual no enfrentamento ao coronavírus no município. O ofício reforçou a solicitação de empenho do Estado para ajudar a cidade de Itapetinga por meio de subsídios financeiros, equipamentos, fármacos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e, principalmente, na aquisição de testes para Covid-19.
Naquela mesma semana, também foram encaminhados ofícios para diversas entidades da sociedade civil organizada pedindo apoio para ações que pudessem amenizar as dificuldades enfrentadas e promover amparo à população carente durante a pandemia do coronavírus.
Mesmo em período de recesso parlamentar (de 1º a 31 de julho), determinado no Regimento Interno da Casa, a Mesa Diretora optou por continuar promovendo ou permitindo a realização de debates sobre assuntos de interesse da comunidade por meio de lives e audiências públicas, proporcionando, assim, a aproximação entre o Poder Legislativo e a população na internet em um momento em que o distanciamento físico é inevitável. Já foram ao ar quatro lives do projeto Câmara Cidadã e realizadas mais duas audiências públicas, sendo todos esses eventos virtuais relacionados ao tema pandemia. Tudo isso reflete a preocupação da Mesa Diretora com a questão da emergência em saúde pública de importância internacional.