Nessa quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Itapetinga realizou a sétima sessão em formato virtual, por meio da plataforma digital adotada para viabilizar os trabalhos legislativos durante a pandemia do novo coronavírus. A sessão foi transmitida ao vivo pela Fascinação AM e pelo canal TV Câmara Itapetinga no YouTube.
Os vereadores apreciaram e aprovaram, em segunda votação, o Projeto de Lei Nº 006/2020, de autoria do Poder Executivo, que “autoriza o parcelamento de débitos tributários e não tributários, inscritos ou não em dívida ativa, nas condições que especifica, e dá outras providências”.
A sessão foi marcada por homenagens póstumas de todos os vereadores ao radialista Nivaldo Viana e à professora Aída Batista Assis Ferraz, ambos falecidos ontem. A presidenta Naara Duarte (PSC) pediu um minuto de silêncio em memória dessas pessoas que se destacaram na prestação de serviços relevantes à comunidade de Itapetinga. Em seus discursos, os parlamentares municipais fizeram questão de manifestar votos de pesar e solidariedade às famílias enlutadas.
Os vereadores Diego Rodrigues (PR) e Romildo Teixeira (PDT) fizeram a proposta de alteração do nome da Avenida Catolé para Avenida Nivaldo Viana. Já o vereador Eliomar Barreira (Tarugão), do MDB, deu entrada em uma moção de pesar na Secretaria Administrativa da Câmara, também com o objetivo de expressar por meio de proposição legislativa, com aprovação em Plenário, o sentimento de toda a Casa pela grande e irreparável perda para a imprensa e sociedade itapetinguense.
No início da manhã de quarta-feira, a Câmara de Vereadores publicou nota oficial em sua página na internet manifestando pesar pelo falecimento do radialista Nivaldo Viana e da professora Aída Ferraz, que deixam marcas registradas na história da cidade e legados de amor a Itapetinga.
Na mesma sessão virtual, também foi usada a Tribuna Popular. O diretor da APLB Sindicato (Delegacia Rio Catolé), Renan Coelho, falou sobre a educação em tempos de pandemia e o desligamento de contratados da Prefeitura Municipal de Itapetinga. Como sugestão, para ampliar a discussão na busca por soluções, a presidenta Naara Duarte colocou a estrutura da Câmara à disposição da Comissão de Educação e da APLB Sindicato para possível reunião ou audiência pública sobre o assunto.
Ascom-Câmara Municipal