Jornada Pedagógica debate o poder da leitura na formação de crianças e jovens

A prefeitura de Itapetinga realizou, nesta segunda-feira, 30, a abertura da Jornada Pedagógica 2023. No auditório da Uesb, toda a comunidade escolar se reuniu para traçar planos, debater políticas públicas e, principalmente, falar sobre “o fantástico mundo da leitura”.





“Fruto da escola pública, membro do Proler, eu sei bem o poder transformador da leitura na vida de crianças e jovens. Ao escolher o tema para este ano letivo, a gente quer, mais do que dar acesso aos livros, quer dar aos nossos alunos acesso a esse mundo incrível que os livros podem nos levar. A gente quer, realmente, “dar asas à imaginação” e possibilitar que eles possam sonhar com o futuro que quiserem”, falou o secretário de educação Fábio Viana, ao explicar a escolha do tema que será trabalhado durante todo o ano letivo.

Augusto Pessôa, escritor, ator, cenógrafo e contador de história, foi o palestrante do dia. Entre muitas histórias, Pessôa falou sobre a importância de se enxergar leitor para poder formar alunos leitores. Ao dar dicas de como fazer a mediação da leitura, ele mostrou caminhos para que os professores possam incentivar seus alunos a descobrirem seus principais interesses e identificarem livros que os encantem.

À tarde, uma série de oficinas aconteceu no colégio José Marcos Gusmão, todas tendo como tema central a leitura, o letramento e o prazer de ler. Na Biblioteca Municipal, mais oficinas e um momento encantador de contação de histórias com Augusto Pessôa e convidados.

A Jornada pedagógica consiste em importante espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiência, além de promover momentos de acolhida e reencontro, marcando o início do ano letivo na rede municipal de ensino.

“Em uma cidade de 78 mil habitantes, 11 mil passam pelas mãos de vocês. Olha o tamanho da responsabilidade que vocês têm com a Itapetinga de hoje e, principalmente, com a Itapetinga de amanhã. Olha quantos futuros vocês podem ajudar a construir e o tamanho da importância desse pontapé inicial dado hoje aqui”, concluiu o prefeito Rodrigo Hagge desejando uma boa jornada a todos.

O evento continua até o dia 03 de fevereiro com reuniões setorizadas, encontros e mais formação.

Ascom-PMI

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *