Itapetinga: Audiência Pública debate empreendedorismo e presta homenagem a personalidades de destaque na sociedade

Na última sexta-feira (12), a Câmara Municipal de Itapetinga realizou uma audiência pública com o tema “Empreendedorismo: Histórias de superação”. O evento foi de iniciativa da vereadora Manu Brandão (MDB) e contou com palestra, apresentação cultural e entrega de homenagens a personalidades de destaque da sociedade itapetinguense.




Na abertura da audiência, após apresentação musical, a vereadora Manu Brandão convidou o artista Valdeique Oliveira para recitar um poema junto ao músico “Mundo Véi”.

Estava programada a palestra do presidente do G10 Favelas, Gilson Rodrigues, mas ele não pôde comparecer em razão do falecimento de uma tia. O grupo G10 Favelas fez doações a famílias carentes de Itapetinga na época das últimas enchentes que atingiram a cidade.

A vereadora Manu Brandão é autora do Projeto de Decreto Legislativo Nº 2/22, que confere o Título de Cidadão Honorífico de Itapetinga a Gilson da Cruz Rodrigues. O documento foi aprovado e transformado no Decreto Legislativo Nº 1.168, de 5 de maio de 2022.

A parlamentar também elaborou a Moção de Aplauso Nº 6/22 em homenagem à Equipe do G10 Favelas. A Moção foi aprovada pela Casa por unanimidade.

Apesar de não ter comparecido presencialmente, Gilson Rodrigues enviou uma mensagem para a comunidade de Itapetinga agradecendo a homenagem.

Ao justificar a audiência, a vereadora Manu Brandão falou sobre a importância do empreenderorismo para a inclusão social. “Até hoje o empreendedorismo está muito ligado à inovação e à descoberta de novas oportunidades”, ressaltou.

Fizeram parte da mesa de debates Washington Maciel, que é assessor na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o advogado e radialista Marcos Correia, a professora e decoradora Rose Lima, a empresária Brenda Silva, a assistente social Haiala Coqueiro, a presidente da Associação Assistencial Rosa Branca (Asbran), Carmelita Neres, o professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Adriano Rezende, e a palestrante Taciana Miranda, servidora da Defensoria Pública do Estado da Bahia.

Taciana Miranda é coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental (Nugam) da Defensoria Pública em Itapetinga. Em sua palestra, a servidora destacou que ser empreendedor é mais do que simplesmente abrir uma empresa ou ter um CNPJ. “Ser empreendedor é superar, é acreditar nos seus sonhos, é vencer a cada dia cada obstáculo, é se motivar, incentivar um ao outro e buscar o sucesso no que faz”, resumiu.

A palestrante salientou a importância do empreendedorismo na vida dos catadores de reciclagem de Itapetinga. A Defensoria Pública desenvolve o projeto “Mãos que Reciclam”, que foi implantado em 2016 e oferece todo o suporte necessário, inclusive com orientações jurídicas, para que a comunidade possa participar e contribuir para a coleta seletiva e também para a implantação da reciclagem dos resíduos em diversos estabelecimentos e instalação de Ecopontos de coleta na cidade.

De acordo com a palestrante, a Defensoria está no município para apoiar e implementar políticas públicas de verdade junto aos catadores. Taciana Miranda convidou o catador Vagner, de apenas 23 anos de idade, para contar sua história e abordar o empreendedorismo na vida real do catador de reciclagem.

Durante a audiência pública, a vereadora Manu Brandão fez a entrega de Títulos de Cidadania Itapetinguense e outras honrarias para pessoas de destaque na sociedade.

Moções de Aplauso

Jorge Alberto Carvalho Aguiar recebeu a Moção de Aplauso Nº 1/2021 pelo trabalho realizado com louvor para a implementação da Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc no município de Itapetinga.

A equipe do Centro de Referência à Mulher recebeu a Moção de Aplauso Nº 16/2021 pela promoção de amparo e proteção a todas as mulheres vítimas de violência.

A Moção Nº 2/2021 foi entregue à Comissão Independente de Cultura pelo projeto de implementação da Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc, articulação iniciada desde março de 2020.

Já a Moção Nº 3/2021 foi destinada ao poeta Valdeique de Oliveira Pereira pelo trabalho realizado na articulação e diálogo com a comunidade cultural sobre a implementação da Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc no município de Itapetinga.

Representado pela filha, o senhor Ademário Carlos Moreira foi homenageado com a Moção de Aplauso Nº 22/2022 pelos relevantes serviços sociais prestados aos munícipes de Itapetinga. Mais conhecido como Dema dos Pobres, ele distribui cestas básicas e peixes para famílias carentes na Semana Santa.

A Moção de Aplauso Nº 43/2022 foi passada às mãos da jornalista Isabella Scaldaferri em homenagem aos 50 anos do Jornal Dimensão.

A Moção de Aplauso Nº 31/2021 presta homenagem à Empresa Spartaseg Segurança pelos relevantes serviços prestados na área de segurança no município.

O Centro de Reabilitação Equoterapia Manoela recebeu a Moção de Aplauso Nº 15/2021 pelos seus cinco anos de atuação no município de Itapetinga.

A Moção de Aplauso Nº 14/2021 presta homenagem ao Centro de Atenção Psicossocial II pelos seus 20 anos de serviços prestados no município de Itapetinga.

Os trabalhadores da saúde foram homenageados com a Moção de Aplauso Nº 5/2021 pela atuação na linha de frente do enfrentamento à pandemia da Covid-19 na comunidade de Itapetinga.

A associação SOS Animais de Rua recebeu a Moção de Aplauso Nº 4/2021 pelo relevantes serviços prestados na cidade, na proteção e defesa dos animais.

A Moção de Aplauso Nº 66/2021 presta homenagem aos 50 anos do Veteranos Futebol Clube, vinculado ao Itapetinga Tênis Clube.

Títulos de Cidadania Itapetinguense

Diversas personalidades receberam o Título de Cidadania Itapetinguense na audiência pública, entre elas o funcionário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social João Rockfeller Benevides de Melo.

Por meio do Decreto Legislativo Nº 1.141/2021, o Título de Cidadã Honorífica de Itapetinga foi conferido à Cabo da Polícia Militar da Bahia Zilnete Oliveira Almeida, mais conhecida como Nete.

O Decreto Legislativo Nº 1.118/2021 conferiu o Título de Cidadão Honorífico de Itapetinga ao antigo empresário Elias Fernando Machado Cordeiro, mais conhecido como amigo Pitty. Ele é oficial do Exército Brasileiro, técnico em leite e derivados e zootecnista. Fundou a Fábrica de Laticínios Pitty e era funcionário da empresa Leite Glória.

Por meio do Decreto Legislativo Nº 1.114/2021, a Câmara de Vereadores concedeu o Título de Cidadão Honorífico de Itapetinga ao senhor Eliezer Santos Reis, que é carpinteiro e mestre de obras. É também conhecido por ser amante do esporte e torcedor do Fluminense.

O Decreto Legislativo Nº 1.111/2021 conferiu o Título de Cidadão Honorífico de Itapetinga ao comerciante Adailton Gomes Santos, proprietário da barraca “Comercial Gomes”, situada na Central I de Abastecimento (próximo ao ponto de táxi), onde comercializa produtos naturais e variedades. Além de comerciante, o homenageado é funcionário da fábrica Vulcabrás.

Por meio do Decreto Legislativo Nº 1.115/2021, foi concedido o Título de Cidadão Honorífico de Itapetinga a Ycaro do Carmo Freire, que trabalha no setor de transporte da Secretaria Municipal de Saúde.

Outro homenageado com o Título de Cidadão Honorífico de Itapetinga foi o professor Manoel Neto Costa Ferreira, que é pedagogo, colunista social do Jornal Dimensão e assessor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

 

Honra ao Mérito Juvino Oliveira

A vereadora Manu Brandão fez a entrega simbólica da Honra ao Mérito Juvino Oliveira a três personalidades. Criada pela Resolução Nº 190/2021, a honraria é conferida a pessoas físicas que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços ao município ou se destacado pela atuação em contribuição à sociedade.

Por meio do Decreto Legislativo Nº 1125/2021, foi concedida a Honra ao Mérito Juvino Oliveira ao radialista Edilson Lima dos Santos, apresentador do programa “Sertão Moderno”, que tem mais de 40 anos de profissão. Também ocupou o cargo de vice-prefeito de Itapetinga entre os anos de 2009 e 2012.

O Decreto Legislativo Nº 1.126/2021 concedeu a mesma honraria ao Secretário Municipal de Finanças Orlando Santos Ribeiro.

Por meio do Decreto Municipal Nº 1.127/2021, a Câmara concedeu a Honra ao Mérito Juvino Oliveira ao empresário José Mauro de Souza Moreira, proprietário do Cerimonial Pax Perfeição em Itapetinga.

A Câmara Municipal de Itapetinga tradicionalmente faz a entrega do Título de Cidadão Itapetinguense em sessão solene, realizada no mês de aniversário da cidade. A entrega da Medalha de Honra ao Mérito Juvino Oliveira também deverá ser realizada em sessão solene. A medalha ainda não foi confeccionada. Por enquanto, os homenageados receberam simbolicamente apenas cópia do documento aprovado pela Casa Legislativa.

São de autoria da vereadora Manu Brandão todas as proposições que resultaram nas homenagens oficialmente registradas durante a audiência pública. Todas as matérias legislativas foram aprovadas por unanimidade em sessões ordinárias da Câmara Municipal de Itapetinga.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.