Secretário de Saúde desmente informação sobre aplicação de vacina vencida

Nesta sexta-feira, 02, uma matéria divulgada pela Folha de São Paulo denunciou que ao menos 26 mil doses vencidas da vacina Astrazeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país. No link publicado na matéria indicava que, em Itapetinga, duas doses vencidas (uma no Posto de Saúde Guilherme Dias, outra no Posto Idalécio Andrade) haviam sido administradas em pacientes do município.



De acordo com o Secretário de Saúde, no entanto, a informação não procede. Hugo Sousa afirma que todos os lotes recebidos passam por rigoroso controle da data de validade (descrita, inclusive, no cartão de vacinação de cada paciente). Ocorre, no entanto, que o preenchimento do Sistema de Informação nem sempre é feito no dia da aplicação da vacina. “Então, o que por certo aconteceu foi que aquela vacina foi registrada no BI (sistema da Sesab) após o prazo de validade, o que não significa que ela foi administrada após vencida”, disse Hugo.

O secretário explica, ainda, que as vacinas são múltiplas (cada frasco contém  5 ou 10 doses) e, uma vez aberto o frasco, as doses precisam ser administradas em até seis horas. Passado esse período elas devem ser descartadas. “Assim, é impossível que apenas uma dose tenha sido aplicada fora do prazo, uma vez que ao menos cinco precisariam ser administradas no mesmo dia”, explicou ele.

A prefeitura de Itapetinga tem desempenhado de forma eficiente e organizada uma campanha de vacinação que tem como objetivo salvar vidas e oferecer segurança para a população. “Os itapetinguenses podem estar certos de que estamos cuidando com atenção de cada detalhe da campanha e que, em breve, venceremos o coronavírus”, concluiu o secretário.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *