Preocupada com os riscos da COVID-19 para as pessoas em situação de rua a Prefeitura de Itapetinga, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, implementou na última sexta-feira, 3, o Acolhimento Institucional Provisório que servirá de abrigo enquato durar a pandemia da COVID-19 com funcionamento 24 horas.
Montado no interior do Ginásio de Esportes o local oferece camas com cobertores e travesseiros. Além disso os assistidos têm direito a produtos para higiene pessoal e alimentação: café da manhã, almoço e jantar.
Cerca de 20 homens e mulheres que vivem nas ruas de Itapetinga foram previamente cadastrados pelo CREAS, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social. Por isso eles já receberam, também, outros cuidados e orientações inclusive, para retirada de documentação pessoal e para dar entrada no pedido de auxílio emergencial.
O Acolhimento Institucional Provisório conta com a participação intensiva da Secretaria Municipal de Saúde, princialmente com a equipe da atenção básica do bairro Ecosane e CAPs AD. O grupo assistido conta com enfermeiros, psicólogos, dentista, médico e assistente social.