Itapetinga e região está pesteada de cobra cascavel



Se não bastasse as cascavéis de duas pernas da política regional de Itapetinga, uma infestação de cobras cascavéis, tomou conta da zona rural da região Médio Sudoeste, após as fortes chuvas ocorridas semanas atrás.

Vários vaqueiros e produtores rurais dos municípios que ficam as margens do Rio Pardo e seus afluentes tais como: Itapetinga, Potiraguá, Macarani, Maiquinique e Itarantim, tentam controlar a grande quantidade de cobras cascavéis que tem aparecido nas últimas semanas, pessoas acreditam que estas cobras teriam vindo arrastadas via Rio Pardo da região alta do Sudoeste da Bahia e Norte de Minas.

Um agricultou na região de Maiquinique se surpreendeu com uma ninhada de cobra cascavel com mais de 40 filhotes, sendo capturadas 38 cobras com mais de 40 cm de tamanho. Em outros trechos são encontradas frequentemente, coisa que não era tão comum. Recentemente foi encontrada por um vigilante da UESB de Itapetinga uma cascavel adulta na guarita da Universidade, o fato causou espanto a todos. Apesar de ser crime ambiental matar, perseguir, caçar os animais nativos e silvestres de acordo com a Lei de Crimes Ambientais…

“Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

        Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.

        § 1º Incorre nas mesmas penas:

        I – quem impede a procriação da fauna, sem licença, autorização ou em desacordo com a obtida;”

        II – quem modifica, danifica ou destrói ninho, abrigo ou criadouro natural;



A população rural parece não ter outra opção a não ser matar e tentar controlar a infestação destes peçonhentos. A característica mais marcante da cascavel é um som de chocalho forte. A cascavel ocupa o primeiro lugar no número de mortes causadas por acidentes ofídicos, aqueles que envolvem mordidas de cobras, quando não mata, aleja.

Isrrael Damaceno / Itapetinga Notícias

Share

13 thoughts on “Itapetinga e região está pesteada de cobra cascavel

  1. Criança com 3 anos, alegre, feliz,sorridente, morre picada por uma jararaca. Nem o soro produzido com o veneno desta inútil, foi capaz de salva-la. Sr. Biólogo o mundo é para o ser humano mesmo muitos serem bestas-feras.

  2. Não só para fazer soro antiofidico serve o veneno das serpentes,outros inúmeros medicamentos tem como base tais proteínas,remédios para hipertensão, anticoagulante etc…

  3. Se for pra salvar a proprioa vida com ctz tem que matar, mas como todos sabem o próprio antídoto e extraído do próprio veneno era só captura e entrega e chamar o órgão competente esses animais mortos pode ser uma vida perdida lá na frente, não estou dizendo que vcs estão certo nem errado mas e essa é minha opinião

  4. Slc
    O indivíduo que defende uma praga dessa
    É pq nunca foi picado por uma
    Quer proteger,leva todas pra suas casas
    Cobra é coisa do capeta mesmo.
    Tem que matar todas mesmo
    Agora o pobre do agricultor não pode mais entrar no seu paiol desavisado pois está sujeito a perder sua vida pra uma praga como essa.
    Só na cabeça de louco mesmo que eu vou encontrar com um diabo desse e não vou matar.

  5. Como todos sabem, a cascavel possui um chocalho e o utiliza para alertar sobre a sua presença aos que dela se aproximam. Ela assim age para não gastar a sua peçonha, importante para ela caçar o seu alimento. O uso de botas de borracha e muita atenção na zona rural são os melhores aliados, não a matança!

    1. Infelizmente, vc é leigo e não sabe qual a importancia deste animal para a fauna e flora. Tudo que Deus criou tem um porque, ate voce que é um desenformado tem um porque de estar vivo. Se possivel, vai estudar um pouco so assim vc não asneira.. Asneira quer dizer asbo, burro.. Porém o burro não merece tal ofença!

  6. O homem destrói o nosso planeta incansavelmente e culpa a fauna responsável pela manutenção da vida no planeta.
    Homens miseráveis, ignorantes e sem valor para a existência da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *