Itapetinga/Caatiba: Grupo de Estudos visitam comunidades ribeirinhas do Rio Catolé

O CEAS (Centro de Estudos e Ação Social) juntamente com os representantes das ONGs. Reflorestar & Renascer de Itambé e ForçaSocioambiental de Itapetinga, estiveram neste sábado 07/10, em diversos trechos do Rio Catolé dentro do território municipal de Caatiba, onde conheceram de perto a visão hídrica dos ribeirinhos daquelas localidades.

O projeto do CEAS é fazer um levantamento das condições atuais ambiental do principal afluente do Rio Pardo, calcular os supostos impactos ambientas provenientes da construção da Barragem do Catolé e apoiar as lutas dos pequenos agricultores que dependem desta água para tirarem o sustendo das famílias.



O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caatiba, Associação da região do Jacinto, Comunidade Quilombola, moradores das regiões da jaqueira 1 e 2, região do Pé da ladeira e Serra Pelada, também entrarão nessa luta. Também foram acompanhados de perto alguns afluentes do Rio Catolé, dentre eles o Rio Caatiba e o Rio Riachão, nos próximos dias as equipes irão até outras regiões dos municípios banhados pelo Rio Catolé.

Os Jovens Maicon, Fábio e Isrrael foram muito bem recebidos pelas comunidades ribeirinhas do Catolé naquele município, foi visto o brilho nos olhos daquelas pessoas que já estavam quase que desacreditadas, mas sentiram a força do fio de água que nos une, brotar a esperança de que há jeito para manter vivo nosso Catolé.

IsrraelDamaceno/ItapetingaNotícias

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *