Na manhã desta quarta-feira, 7, o vereador Tarugão protocolou na Câmara de Itapetinga dois projetos de leis voltado a pessoas com autismo.
As propostas estabelece carteira de identificação e transporte gratuito para acompanhantes, além do limite de som próximo locais como placas identificando que naquela residência há autista.
Os projetos de leis foram de iniciativa de Naiara Alves Matos, mãe de trigêmeos que foram diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista, no qual o vereador emedebista se sensibilizou com a luta da itapetinguense por mais direitos às pessoas com autismo no município.
De acordo Naira Matos, os sons são interpretados de forma diferente, fazendo com que qualquer barulho possa causar grande desconforto, ou mesmo desencadear um estado de crise, em razão da hipersensibilidade auditiva, condição presente no transtorno do autismo.
Único meio de impedir que seus três filhos de 4 anos de idade Thiago, Wesley e Benjamim Matos Melo venha a desencadear uma crise por decorrência de som alto, seria a proposta de uma placa indicativa frente a residência que venha proibir e sensibilizar vizinhos, motorista e carros de som a baixarem o volume no raio de até 200 metros da casa.
O vereador Tarugão pedirá seus colegas de Parlamento celeridade na tramitação e aprovação dos projetos de leis de suma importância para pais e mães que são obrigados a terem atenção ainda mais especial dirigida àqueles que sofrem com limitações específicas, como os autistas, por consequência de sua explícita dificuldade de comunicação e convívio social.