A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Itapetinga reuniu-se na tarde desta sexta-feira (15), com a participação do procurador jurídico do órgão legislativo, Leandro Bento, para analisar a situação exposta em um vídeo que repercutiu nacionalmente onde um guarda municipal aparece agredindo um jovem estudante de uma escola estadual da cidade.
As imagens deixaram estarrecida a população de Itapetinga e levaram a Prefeitura Municipal a emitir uma nota oficial seguida de importantes providências administrativas.
Diante do ocorrido e das primeiras medidas adotadas pela Prefeitura Municipal e pela Corregedoria da Guarda Municipal, em especial o afastamento do servidor de suas atividades e a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, a Comissão de Educação decidiu pela emissão da seguinte nota de repúdio:
A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Itapetinga, no uso de suas atribuições legais, manifesta repúdio à conduta do guarda municipal desta cidade acusado de agredir e ameaçar um jovem estudante na noite de quinta-feira (14).
A Comissão de Educação informa à população que está acompanhando o caso e se coloca à disposição da vítima e da sua família para o que for necessário. Na oportunidade, comunica que enviará ofícios aos setores competentes para obter mais informações a respeito dos fatos e de todos os envolvidos.
Na condição de órgão técnico da Câmara de Vereadores, constituído por seus membros, destinado a proceder estudos, emitir pareceres, realizar investigações e representar o Legislativo, no que couber, a Comissão exige que sejam tomadas todas as providências necessárias para que os fatos sejam rigorosamente apurados e punidos na forma da lei.
Por fim, a Comissão de Educação lamenta que esse fato isolado tenha ocorrido na trajetória de uma instituição que neste ano completará, em novembro, 55 anos de atuação na comunidade itapetinguense.
Espera-se que condutas como a do guarda municipal afastado jamais se repitam ao longo dos tempos e que a imagem da corporação e a história da nossa cidade sejam sempre preservadas, bem como defendidos os valores de respeito, justiça, não violência e paz.
Os vereadores membros da Comissão de Educação prestam solidariedade ao jovem e à sua família, reafirmam que estão à disposição e desejam que todos sejam amparados, protegidos e recebam o apoio devido neste momento tão delicado.
A Comissão de Educação é uma das nove comissões permanentes da Câmara Municipal de Itapetinga e é formada pelos vereadores Anderson da Nova (União), Tarugão (MDB) e Sibele Nery (PT), que ocupam os cargos de presidente, relator e membro.
Ascom-Câmara