Itapetinga: Câmara de Vereadores derruba pedido de arquivamento no processo do vereador cuspidor

Em sessão presidida pela Vereadora Naara Duarte, na noite desta quarta-feira (13), o plenário da Câmara de Vereadores de Itapetinga derrubou, por 10 votos contra 4, o parecer do vereador Valdeir Chagas, membro da Comissão Processante que apura suposta quebra de decoro parlamentar por parte do vereador Diego Rodrigues, no famoso caso da cusparada na cara de um servidor da prefeitura municipal.

No parecer preliminar da Comissão Processante, o vereador Valdeir Chagas pediu o arquivamento do processo contra o vereador Diga Diga, enquanto o relator da mesma comissão, o vereador Anderson da Nova, pedia em seu parecer a continuidade da apuração, na forma prevista em lei. O parecer de Anderson havia sido arquivado pela maioria da comissão, enquanto o do vereador Valdeir seguiu para discussão e votação.

Com a votação amplamente majoritária contra o parecer de Valdeir, o processo de apuração contra Diga Diga terá continuidade até decisão final pelo plenário da câmara, que decidirá se cassa ou não o vereador.

Alguns vereadores chegaram a sugerir que Diga Diga se retratasse, para dar fim ao processo, mas o edil não aceitou fazê-lo, negando o ato que lhe foi imputado na denúncia apresentada pelo eleitor Moisés Prado, que alegou ter recebido uma cusparada desferida pelo vereador, o que foi demonstrado em vídeo gravado pelas câmeras de segurança da sede do legislativo.

Votaram contra o parecer de Valdeir os vereadores Anderson da Nova, João de Deus, José Antunes, Fabiano Bahia, Valquirão, Márcio Pio, Sargento Alberto, Nailton Negreiro, Tarugão e Jair Saloes. Votaram a favor do arquivamento os vereadores Valdeir, Diga Diga, Romildo Teixeira e Gilmar Piritiba.

A sessão foi presidida brilhantemente e com muito equilíbrio pela vereadora Naara Duarte, de acordo com a Lei Orgânica do Município, Regimento Interno e Decreto Lei 201/67, dando direito de ampla defesa ao vereador investigado.

Por Davi Ferraz/ Sudoeste Hoje

Share