Na manhã desta quarta-feira, 20, a Secretaria Municipal de Saúde realizou importante trabalho na Agrovila Catolé.
Os Agentes de Combate às Endemias levaram aos pequenos agricultores, informações sobre o combate à dengue e a esquistossomose.
Com palestras, distribuição de informativo e elucidações de dúvidas, os agentes afirmaram que o município tem buscado ativamente prevenir os casos de arbovirose em sua população.
A esquistossomose, também conhecida como barriga-d’água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo. A esquistossomose é perigosa porque provoca complicações graves nos órgãos que atinge.
Para tentar detectar de maneira mais rápida a doença, a equipe distribuiu coletores para a realização do exame de esquistossomose.
“A informação ainda é a melhor forma de prevenção dessas doenças que podem ser evitadas com medidas simples e mudanças de hábitos diários”, afirmou o coordenador de endemias, Márcio Ribeiro, ao agradecer a receptividade do grupo.