A Bahia foi o estado mais letal da região Nordeste em 2020, segundo a pesquisa “Pele Alvo: A cor da violência policial”, da Rede de Observatórios da Segurança. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (14) aponta ainda que todas as pessoas mortas pela força policial em Salvador, no último ano, eram negras.
Desse total, apenas 606 tiveram identificação de raça, sendo 98% delas negras, ou seja pardas (515) ou pretas (80). As outras 11 pessoas eram brancas. Em todo o país, nos estados analisados, a cidade com maior letalidade policial para as pessoas negras é Santo Antônio de Jesus.
A cidade, que fica no Recôncavo Baiano, tem uma população estimada em 103.204 pessoas. Apesar de detalhar o percentual de pessoas negras mortas na capital da Bahia e em Santo Antônio de Jesus, a Rede não divulgou os números correspondentes a esses percentuais.
A pesquisa da Rede de Observatórios da Segurança é feita com base em metodologia de pesquisa rigorosa e monitoramento diário, por meio de dados divulgados pelas secretarias estaduais, via Lei de Acesso à Informação. O g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e aguarda posicionamento.
A Rede de Observatórios da Segurança divulga o relatório sobre violência policial anualmente. O estudo, que já era feito com Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, agora passou a incluir também Maranhão e Piauí.